quinta-feira, 27 de maio de 2010

Planeta Vermelho

Alô, Alô? Planeta Vermelho? Câmbio? Tem alguém ai? Oiiiiiiiiii. Meu nome é Helena. Tem alguém ai? Bom, sei lá. Ninguém responde, mas deve ter quem escute.

Passo e repasso e não consigo entender. Por que tem que ser passo a passo? Por que não de uma vez? De enxurrada? De repente, que nem chuva que cai sem avisar; carro que passa na rua; caminho que se abre na frente de quem anda? Já sou grande. Tenho 6 anos. Por que pra aprender a ler tem que ser passo a passo, sílaba com sílaba, como diz a minha mãe?

Sabe, Zig – posso te chamar de Zig? Então, posso? Minha vó diz que quem cala consente, hein? Tudo bem Zig. Já vi que ai no Planeta Vermelho o negócio é ficar de orelha em pé. Vai ver vocês nem tem boca. Isso não é problema pra mim. Gosto de falar e você de ouvir. Já formamos uma bela dupla!

Comigo ninguém pode. Adivinho. Invento. Crio. Se me fazem uma pergunta, eu respondo. Se me pedem pra ler, junto p com a e, do pa, já adivinho se é pato, papo ou patati patatá. Minha mãe fica brava. Perde logo a paciência e ai falo pra ela:
- Não gosto quando você fica com essa cara de nervosia.

É, nervosia. Eu não te disse que invento... Ela me olha que nem bicho. Ué, por que tem que ser assim, passo a passo, silaba com silaba? Às vezes, olho bem pra palavra. Olho mesmo, mas, de repente, encontro a lua... Pronto! Já é motivo de bronca. Minha mãe logo diz:
- Filha, pra ler de verdade, tem que olhar pras palavras, juntar as sílabas, passo a passo, não adianta olhar pro nada, pro além.

Ora bolas, além do papel na minha frente e um monte de letrinhas, têm tanta coisa que passa pela minha cabeça. Por exemplo, hoje a Cristina não quis brincar comigo, acredita? Ela é a minha melhor amiga aqui na Terra. Não Zig, ai no Planeta Vermelho, você vem em 1º lugar, pode ficar tranqüilo. E tem mais: o Jorge jogou o meu tênis no lixo na frente de todo mundo e me fez de boba. Fiquei com muita raiva! Mas depois passou. É, como no passo a passo, isso também foi e, depois, passou... Zig, será que a minha mãe tem razão?

Você acha mesmo que tem que ser passo a passo? Eu não. Passo por uma loja e tenho vontade de ler o letreiro. Na outra, não quero. Só um passo não tá de bom tamanho? Tantos passos num mesmo dia cansam pra chuchu! Isso acontece com você, Zig? Ai no seu planeta tem letras? Você tem que juntar sílabas? Já entendi! Você quer que eu te escreva? É isso! Você não fala, mas lê. Êpa, vou ter que aprender! Ainda não sei escrever cartas! Serve silaba com silaba, uma palavra por vez, passo a passo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário