quinta-feira, 17 de junho de 2010

Botões



Saudade tem idade? Se tiver, a que sinto dos meus avós vai comigo daqui pra eternidade. Saudade às vezes dói. De uma dor que não se apaga. Se esconde, anda, trabalha. Não some. Não dorme.

Avós. A chance de conhecer o lado doce da vida. Dos bolos, das vontades feitas porque feitas, das fantasias alimentadas com sorrisos, idéias, palavras, presença. Sem o amargo das broncas, sem a culpa do sim, do não ou do talvez. Avô não erra. Avô avança.

Avós. Feitos de presente. Presente do passado. Experiência e amor doados. Amor aos montes.

Quer brincar de casinha? A avó dá o arroz, o feijão, todos os grãos. Se espalhar? É só catar. Avó sabe que a conseqüência é o do tamanho que a gente vê.

- E isso, Vô? O que é isso no seu peito?

- É um botão de uma camisa que ficou preso. Grudado em mim.

- Como assim?!

- A sua Bisa foi passar a minha camisa de botão. Eu era um menino. Logo depois que ela passou, nem pensei: vesti. De tão quente que o botão estava aqui ficou.

- Posso apertar?

- Olha que tá quente, Chulinha. Vem devagar.

Eu fui. Uma. Duas. Três. Milhares de vezes. Como quem toca brasa em fogo, eu tocava o botão do meu avô. A cada toque, a mesma história. O ferro. A Bisa. O menino. O avô. O botão.

Vai ver que são feitos assim, os avós: botões em nossos corações. Estão lá. Apertados. Quentes. Pra sempre.


Aos meus avós: Celso, Maria da Penha, Maria da Penha e Eddie.

7 comentários:

  1. Lágrimas, saudades e reflexões para aceitar que meus filhos não puderam conviver mais tempo com a Vovó Penha. Além de ter que pintar o mundo cinza de verde, ainda temos que conviver com a falta das avós e avôs de antigamente não tão antigamente assim.

    ResponderExcluir
  2. A graça de se deparar com uma escrita como a sua é poder ser conduzido, atravessado pelas palavras...Sem controle. Sem teorização. É arte!
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Rachel,
    Beleza!
    Saudade,Lembrança/GERA/Dor,Amor,Choro,Riso, Criação,Transformação,Contos,Livros... Continue com seus contos,daqui a pouco um livro,mais um pouco outro e outro...e bola pra frente...
    Edmar

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Quequel :

    Gostei muito. Vou visitar muitas vezes esta esquina de amor. TIA NANCI

    ResponderExcluir
  5. Amei, a emoção é grande, sempre ouvi ele falar do botão, mas nunca havia prestado atenção na história. Que bela imaginação! Acho que netos são um presente de Deus, e espero ser presenteada como eles foram com netos tão maravilhosos.
    Tia Lilian

    ResponderExcluir
  6. Rachel,
    amei seus contos, especialmente este sobre os avós, pois me fez lembrar a minha avó maravilhosa, dedicada, que me ensinou, além de muitas outras coisas, o valor de se doar, com todo o amor, a alguém. Saudades da minha querida! Como ela amaria conviver com minhas filhas. Tocou meu coração. Obrigada. Bjs carinhosos, Tatyana Antunes

    ResponderExcluir